Saiba mais sobre logica booleana

     Antes de começar a explicar cada uma das portas lógicas, é preciso saber basicamente como são os funcionamentos básicos das mesmas. Pense em uma porta lógica como uma função da “casa” em que se encontram, e saem em forma de resultado. Casa que possui entradas e saídas. Assim, os bits entram, são processados de acordo com a porta e saem em forma de dados.
     Outra característica das portas da logica, é que cada um tem um desenho que as diferenciam umas das outras. E eles são denominados de Not(subtrai), And(multiplica) e Or(divide), e como foi mostrado cada uma representa uma equação matemática diferenciada que serve para a formação de dados binários que são agrupados na tabela da verdade. 

     Vamos começar a falar sobre a Tabela da verdade que funciona da seguinte forma: em todo o processo você só terá os números binários 0 e 1 para preencher por completo sua tabela, no processo você precisara descobrir a sequencia dos números adicionados na tabela, então você vai primeiro observar a quantidade de entradas de uma das portas da logica e pegar cada entrada dessas e multiplicar por dois, por exemplo se tivermos duas entradas, você multiplica o 2 dois, pelo número 2 que seriam as quantidades de entradas, ficando assim com 4 linhas de espaços na tabela para serem preenchidos desta forma:

Ex:


     Nesta tabela você poderá adicionar os dados necessários para desvendar como os computadores funcionam. Mais você só poderá usar esta tabela em conjunto com as portas logicas que eu mencionei no começo. Primeiro irei mostrar a porta Or.

Or = Ou = +

     Na logica da porta Or(+), nós só temos que praticamente "somar" os números, mais como precisamos usar a logica binaria que é a dos computadores, uma logica mais fácil para se compreender esta porta é de que toda vez que tiver o numero "1" entre os quadrados das somas, o resultado final sempre será "1".

    Exemplo da tabela e da porta Or:   



And = E = *

     Na logica da porta And(*) como na logica mostrada anteriormente nós praticamente iremos multiplicar os números binários, mais uma maneira bem mais simples e fácil para que não exista erros na "multiplicação" é que toda vez que em um dos quadrados da multiplicação tiver "0" o resultado final irá ser "0".

     Exemplo da tabela e da porta And:
Not = Não = -

     Já na logica Not(-) seria como se fosse uma subtração, mais como logicamente é complicado subtrair 0 de 1 ou 1 de 0, a maneira mais fácil a ser usada nesta logica é que quando um numero passar por ela você simplesmente vai inverter o numero, se for 1 vai inverter para 0 e se for 0 vai inverter para 1.

Exemplo da tabela e da porta:



Obrigado por ter lido ate o final ;)










Comentários